"No início da década de 60, a Porsche começava a produção do Type 356B,
desenvolvimento natural do Type 356, apresentado em 1949.
Com o novo modelo, as exigências de fabrico eram revistas.
Dos cerca de 1.250 trabalhadores da marca alemã, um em cada cinco estavam dedicados
à validação da qualidade dos produtos, num esforço de manter intacta a reputação da
Porsche no fabrico de carros desportivos de qualidade.
A versão 356B apresentada tinha como principais melhorias a substituição de peças
herdadas do VW Carocha, enquanto duas novas empresas entravam para a lista de
fornecedores de carroçarias. A empresa Wilhelm Karmann GmbH, em Osnabruck,
ficava responsável pela carroçaria coupé com hardtop, enquanto a Belgian
Anciens Etablissements D'Ieteren era encarregue de fabricar a carroçaria Roadster do novo Type 356.
O Porsche 356B apresentava diferenças ao nível da carroçaria, faróis elevados, i
ndicadores de mudança de direcção redesenhados, com novas alhetas de refrigeração,
novos pára-choques, colocados mais acima na carroçaria e novas luzes de matrícula,
dispostas no pára-choques traseiro.
A transmissão era melhorada com os mais recentes sincronizadores
Porsche na caixa de velocidades Type 741, enquanto a suspensão traseira recebia,
das versões mais potentes, uma mola de lâmina colocada transversalmente,
com pivot à saída do diferencial, de modo a compensar os movimentos das rodas.
Os travões de tambor eram redesenhados, com novas barbatanas transversais,
de modo a aumentar a refrigeração do sistema em andamento.
A grande novidade era a apresentação de uma nova versão do motor boxer de quatro cilindros,
com 1,6 litros de capacidade, debitando 90 CV de potência
Em 1961 o Porsche 356B voltava a sofrer
modificações, quer a nível mecânico, quer a nível de carroçaria, devido à já tradicional política de actualização da marca.
Conhecido internamente como “T6”, o modelo apresentava na sua versão coupé um óculo traseiro
de maiores dimensões, a tampa do compartimento do motor ganhava mais uma grelha de refrigeração,
passando a duas, e uma tampa da bagageira, de forma mais rectangular.
O depósito de combustível passava a ser mais baixo, aumentando a capacidade de carga da mala e
o bocal de enchimento ficou escondido por baixo de uma portinhola no lado direito.
No interior, a ventilação era melhorada com a adição de flaps reguláveis, os bancos da frente recebiam novas guias e,
na versão coupé, uma presilha era adicionada de modo a manter as costas dos bancos na posição direita.
O motor do limpa-vidros passava a ter um permutador de velocidade, sendo que o reservatório de água via a sua capacidade aumentada".