Detalhe do Veículo

Porsche 356 b coupé super 90

"No início da década de 60, a Porsche começava a produção do Type 356B,

desenvolvimento natural do Type 356, apresentado em 1949.

Com o novo modelo, as exigências de fabrico eram revistas.

Dos cerca de 1.250 trabalhadores da marca alemã, um em cada cinco estavam dedicados

à validação da qualidade dos produtos, num esforço de manter intacta a reputação da

Porsche no fabrico de carros desportivos de qualidade.

A versão 356B apresentada tinha como principais melhorias a substituição de peças

herdadas do VW Carocha, enquanto duas novas empresas entravam para a lista de

fornecedores de carroçarias. A empresa Wilhelm Karmann GmbH, em Osnabruck,

ficava responsável pela carroçaria coupé com hardtop, enquanto a Belgian

Anciens Etablissements D'Ieteren era encarregue de fabricar a carroçaria Roadster do novo Type 356.

O Porsche 356B apresentava diferenças ao nível da carroçaria, faróis elevados, i

ndicadores de mudança de direcção redesenhados, com novas alhetas de refrigeração,

novos pára-choques, colocados mais acima na carroçaria e novas luzes de matrícula,

dispostas no pára-choques traseiro. A transmissão era melhorada com os mais recentes sincronizadores

Porsche na caixa de velocidades Type 741, enquanto a suspensão traseira recebia,

das versões mais potentes, uma mola de lâmina colocada transversalmente,

com pivot à saída do diferencial, de modo a compensar os movimentos das rodas.

Os travões de tambor eram redesenhados, com novas barbatanas transversais,

de modo a aumentar a refrigeração do sistema em andamento.

A grande novidade era a apresentação de uma nova versão do motor boxer de quatro cilindros,

com 1,6 litros de capacidade, debitando 90 CV de potência Em 1961 o Porsche 356B voltava a sofrer

modificações, quer a nível mecânico, quer a nível de carroçaria, devido à já tradicional política de actualização da marca.

Conhecido internamente como “T6”, o modelo apresentava na sua versão coupé um óculo traseiro

de maiores dimensões, a tampa do compartimento do motor ganhava mais uma grelha de refrigeração,

passando a duas, e uma tampa da bagageira, de forma mais rectangular.

O depósito de combustível passava a ser mais baixo, aumentando a capacidade de carga da mala e

o bocal de enchimento ficou escondido por baixo de uma portinhola no lado direito.

No interior, a ventilação era melhorada com a adição de flaps reguláveis, os bancos da frente recebiam novas guias e,

na versão coupé, uma presilha era adicionada de modo a manter as costas dos bancos na posição direita.

O motor do limpa-vidros passava a ter um permutador de velocidade, sendo que o reservatório de água via a sua capacidade aumentada".

  • Marca
    Porsche
  • Modelo
    356
  • Versão
    B Coupé Super 90
  • Mês/Ano
    Janeiro 1964
  • Quilómetros
    40 000Km
  • Segmento
    Outros
  • Transmissão
    4 Vel.
  • Tipo de Caixa
    Manual
  • Tipo de Tracção
    Tracção Traseira
  • Combustível
    Gasolina
  • Cilindrada (cm3)
    1582
  • Potência (Cv)
    90
  • Lotação/Capacidade
    4 Lugares
  • Nº de Portas
    2/3
  • Cor
    Cinzento
  • Cor Metalizada
    Sim
  • Garantia
    36 meses
Partilhar
Voltar ao Topo